Biodigestor: uma nova técnica que garante a sustentabilidade ambiental

Biodigestor

Levando em conta a atual situação do mundo, que por sua vez vem sofrendo com as atividades domésticas, industriais e da construção civil, as quais produzem muitos resíduos, sendo o lixo o principal desses.

Esses resíduos, quando jogados na natureza, se transformam em materiais prejudiciais, levando ao aniquilamento da fauna e da flora e acabam por gerar um déficit ambiental, tornando-se notável as mudanças climáticas que vem assombrando a população nos últimos anos.

Inúmeras tentativas surgem com o objetivo de minimizar os efeitos da poluição e da destruição. Um exemplo muito comum é a reciclagem.

Mas, atualmente, na corrida contra os impactos ambientais, uma nova técnica vem se desenvolvendo para garantir a sustentabilidade ambiental, que são os chamados biodigestores. O biodigestor é uma câmara hermeticamente fechada onde matéria orgânica dissolvida em água sofre um processo de fermentação anaeróbia (sem presença de oxigênio), o que resulta na produção de um efluente líquido de grande poder fertilizador (biofertilizante) e gás metano (biogás).

No interior de Frederico Westphalen, na chamada Linha Esperança, encontra-se uma propriedade que adquiriu esse método do biodigestor, ou biogás, como fonte de energia para a sua vinícola, a vinícola Natufred. O dono, Senhor Vanderlei Zonta, utiliza biogás na produção de vinhos, sucos, néctares e ainda para o aquecimento da água para a higienização das ordenhadeiras.

Desde 2003 O biodigestor está instalado na propriedade, e seu uso foi impulsionado pela Emater do município como fonte de energia barata, a fim de substituir a energia elétrica, reduzir os gastos e também o impacto ambiental.

O técnico agrícola e chefe do escritório da Emater de Frederico Westphalen, Antônio Carlos Grotto, garante que “o biodigestor é um ótimo atrativo de renda para o produtor, é uma energia limpa e evita a contaminação do meio ambiente”.

O processo se realiza com a utilização de matéria – prima para o biogás, que são os dejetos suínos da sua granja, que após irem para a estrumeira passam para o biodigestor. O que não é transformado em biogás vai para outra estrumeira para ser espalhado na lavoura, o que segundo Zonta elimina em 100% o risco de contaminação do solo, devido à fermentação do esterco no biodigestor que acaba com os gases poluentes, como o gás metano que é um dos grandes causadores do efeito estufa, bem como evita a poluição do ar e a contaminação por bactérias. Ainda, o esterco curtido tem o seu ph neutro, o que possibilita a disponibilidade adequada de todos os nutrientes ao solo e reduz custos com calagem.

Segundo o proprietário, Vanderlei Zonta, “a utilização do biodigestor é um projeto que diminui os custos da empresa e preserva a natureza”, contribuindo imensamente para a diminuição do uso de combustíveis fósseis que são os maiores ocasionadores do aquecimento global.  
 
 Por Matieli Valduga Bosa

4 comentários

Filed under Meio Ambiente

4 responses to “Biodigestor: uma nova técnica que garante a sustentabilidade ambiental

  1. oseias

    eu tenho algumas dúvidas a respeito dos biodigestores, e gostaria de instalar um na propriedade do meu tio em guine bissau na africa.

    • oreste

      eu fiz um de tambor de plastico na minha casa mas ate agora nao produziu gas ja tam mais de uma semana fiz todos oporocesso de fabricaçao caseira oque faser ?

  2. Geraldo Dupin

    Gostaria do projeto, planta de um biodigestor caseiro ou mini biodigestor para pequeno produtor, com materias receclados, tambores plásticos de 200 lts geram qto de biogás, com residuos de estrume bovino, caprino ? desde já agradeço a atenção, Geraldo.

  3. mayonis

    estou fasendo um trabalho so q preciso visitar um espaço para studo alguem aiiii sabe um lugar para fazer uma pesquisa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s