Reserva Biológica Moreno Fortes terá Centro de Vivência em 2010

O projeto está pronto esperando execução

A Reserva Biológica Moreno Fortes, localizada no Município de Dois Irmãos das Missões, RS, foi criada em 19 de abril de 2004, e atinge uma área de 307,9 hectares de terra. Deste espaço, 8% é área degradada pela ação do homem e que ainda precisa ser recuperada. Os principais fatores de degradação são o plantio de grãos e de espécies florestais exóticas, além da derrubada da mata nativa.

Desde a sua criação até agora foram tomadas apenas medidas para acabar com a degradação e adquirir todas as terras que pertencem à área da reserva. Agora as autoridades já estão pensando para a frente, em criar um espaço para receber pesquisadores. A grande expectativa para o ano de 2010 é a construção do Centro de Vivência, local sede da Reserva Biológica, que será construído com recursos provenientes de uma compensatória da empresa Ijuí Energia.

Segundo o Gestor Ambiental de Dois Irmãos das Missões, um dos responsáveis pela criação da reserva, Jorge Luiz Gomes de Oliveira, esse primeiro módulo será usado como sede administrativa principalmente:

– A sede vai ter laboratório, museu, sala de educação ambiental e sala administrativa. A idéia é, pra não fazer um casão para abrigar tudo, fazer pequenos módulos que serão adequados no meio da mata sem derrubar nenhuma árvore. Foi escolhida a zona de risco (próxima as casas) para a construção do módulo porque a energia elétrica está perto, tem rede de distribuição de água, e o acesso também é facilitado, porque é costeiro a área da reserva.

O Centro de Vivência terá uma área de 115m², e será usada para receber principalmente alunos e pesquisadores.

Por Daniela Tondolo

4 comentários

Filed under Meio Ambiente

4 responses to “Reserva Biológica Moreno Fortes terá Centro de Vivência em 2010

  1. SIMONE TOMAZI

    Olá, Sou Bióloga e estou interessada em saber como funciona a visitação e pesquisas, atuo na parte de licenciamento ambiental e tenho muitos projetos na´parte de PRAD, gostaria de poder frequentar a reserva para pesquisas e também aprimorar meus conhecimentos.
    Obrigada, e aguardo retorno!
    Att, Simone
    Bióloga – Especialista em Licenciamento Ambiental.

  2. Daniela Tondolo

    Olá Simone.
    Como a Reserva ainda não possui centro administrativo, as visitas devem ser agendadas com o Biólogo responsável da Prefeitura Municipal de Dois Irmãos das Missões/RS. O telefone da Prefeitura é (55) 3751-1035.

  3. Débora Fortes

    Oi, Daniela,

    Diante da sua afirmação:
    “Desde a sua criação até agora foram tomadas apenas medidas para acabar com a degradação e adquirir todas as terras que pertencem à área da reserva…”
    gostaria de saber qual a fonte dessa informação, tendo em vista que apesar da reserva ter sido criada há 6 anos, até agora ainda não foi formalizada a compra da área de minha propriedade.
    No aguardo de sua resposta,
    atenciosamente,
    Débora Fortes

  4. Márcia

    Adorei a iniciativa e gostaria de saber se vcs já tem um programa de estágios, pois sou acadêmica de biologia e gostaria muito de poder ajudar!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s