Merla: fique atento aos perigos da nova droga

Fonte: Diário Gaúcho

      Nem todos a conhecem, mas a merla já tem se tornado comum entre os usuários de drogas. Derivada da cocaína, a droga tem em sua composição 70% de folhas de coca e os 30% restantes de ácido sulfúrico, cal virgem, querosene e outros. Por isso, é uma droga sintética (feita em laboratório).

      Após a adição de solventes às folhas de coca, a substância ganha um aspecto pastoso e de cor amarelada, que pode ser fumada em cachimbos ou misturada ao cigarro de maconha ou tabaco.

      O jornal Correio do Povo de Alagoas já aponta a droga como tão perigosa quanto o crack. A merla age diretamente no Sistema Nervoso Central, causando euforia, redução de apetite e de sono, perda de peso e alucinações e delírios. A abstinência da droga leva 20% dos usuários a suicidarem-se. Outros efeitos são a queda dos dentes, depressão e dificuldades para respirar.  

     Mas como identificar um usuário de merla?

     O usuário de merla apresenta a ponta dos dedos amareladas, olhos avermelhadas, respiração difícil, tremores nas mãos, irritação e inquietação. Segundo o site Mundo Educação, a maioria dos usuários são jovens entre 16 e 18 anos, sendo 80% homens e 20% mulheres. 

     No Rio Grande do Sul, a primeira apreensão da droga foi em junho deste ano.

     De acordo com dados divulgados pela rádio Difusora AM, a polícia aponta as regiões Sudeste e Centro-Oeste com os maiores índices de apreensões da droga. 

     Por Tássia Becker Alexandre

Deixe um comentário

Filed under Saúde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s