Projeto Nacional em Dois Irmãos das Missões

Telessaúde
O município de Dois Irmãos das Missões foi selecionado nessa segunda-feira, dia 5, na primeira fase do projeto Telessaúde. O projeto é uma parceria do Ministério da Saúde e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e tem a intenção de qualificar os técnicos e profissionais da Saúde da Família.

A qualificação é feita por tele consultorias em tempo real. Por elas os profissionais poderão tirar dúvidas sobre casos clínicos e terão a sua disposição material de aprendizagem atualizado, tudo via Internet.

Rosangela Dalbianco, secretária adjunta da Saúde afirma que com o projeto vão diminuir as despesas do município, já que as dúvidas dos profissionais podem ser retiradas pela Internet.

Dois Irmãos foi anunciado juntamente com mais 80 municípios gaúchos para participar do projeto. A escolha foi feita pela Comissão do Telessaúde, através do Diário Oficial, devido às metas alcançadas com a vacinação, as atividades dos agentes de saúde e a abrangência em 100% do Programa da Saúde da Família – PSF no município. A Secretaria da Saúde agora aguarda a visita de uma equipe da UFRGS, que avaliará as condições para a aplicação do projeto, e só então será assinada a adesão ao Telessaúde.

O projeto tem duração de 24 meses, e o município participante ganha o kit de equipamentos para a implantação: computador, impressora, webcam e móveis. Nove estados do país participam do Telessaúde: Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

No Rio Grande do Sul 50 municípios já fazem parte do programa. No estado ele é realizado por uma equipe de especialistas constituída pelos profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e/ou Medicina de Família e Comunidade do Serviço de Saúde Comunitária do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre e pelos médicos do Hospital Nossa Senhora da Conceição e professores da Faculdade de Medicina da UFRGS.

Por Giovana Castelli

Deixe um comentário

Filed under Saúde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s