Medicamento genérico: mais barato e o mesmo efeito

Google Imagens

Google Imagens


A faixa amarela e a letra “G” em tamanho grande na embalagem é o que permite identificar os medicamentos genéricos dos demais.

Os remédios genéricos são produzidos nos mesmos moldes dos medicamentos conhecidos como de “marca” ou referência, tendo a mesma eficácia terapêutica. É previsto na lei (n° 9.787, de 10 de fevereiro de 1999) que o remédio genérico custe no mínimo 35% mais barato que os de referência, mas alguns podem chegar até 80% menos.

É no preço que está o diferencial, pois, tanto os medicamentos de marca quanto os genéricos têm o mesmo princípio ativo, além da mesma dosagem, indicação terapêutica e a mesma forma de administração. Ou seja, os remédios genéricos são produtos que não têm marca, mas são cópias fiéis dos medicamentos de referência. Essa diminuição nos custos se deve à ausência de investimentos em pesquisa e marketing.

Os brasileiros chegam a gastar por ano o equivalente a quase 8 bilhões de dólares com a compra de medicamentos. Porém, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os genéricos têm apenas 18% de participação no mercado farmacêutico. Essa porcentagem é relativamente pequena se levado em conta o benefício no preço.

Para o presidente da ANVISA, Dirceu Raposo, isso acontece, pois ainda há desconhecimento e resistência por parte da população na hora de abrir mão do medicamento de marca pelo mais barato. Ele avaliou também, que a prevalência das marcas sobre os genéricos no Brasil é uma questão “meramente educacional”.

Dirceu garantiu ainda que o medicamento é equivalente do ponto de vista terapêutico e que tanto o processo de tratamento quanto o resultado final são os mesmos, sendo que o objetivo dos medicamentos genéricos é dar aos pacientes alternativas mais baratas e de boa qualidade.

Por Marcela Buzatto

1 Comentário

Filed under Saúde

One response to “Medicamento genérico: mais barato e o mesmo efeito

  1. eloiza helena

    Quero muito saber quais foram os objetivos do governo com a implementação da politica dos genericos para trabalho escolar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s