Febre Amarela: Campanha continua

Haemagogus leucocelaenus, um dos mosquitos transmissores da febre amarela silvestre.

Haemagogus leucocelaenus, um dos mosquitos transmissores da febre amarela silvestre.


Considerada como zona de risco a região do Médio Alto Uruguai continua com a vacinação da febre amarela. Nos últimos anos a doença vem se espalhando por todo o Brasil, levando muitas pessoas a óbito.

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um flavivírus (o vírus da febre amarela), para a qual está disponível uma vacina altamente eficaz. Na maioria das vezes a doença é transmitida por mosquitos em pessoas não vacinadas que entram em áreas de transmissão silvestre ( regiões de cerrado e florestas).

Para evitar a contaminação pelo vírus existe uma vacina essencial que dura 10 anos. A pessoa fica imunizada e após esse período deve toma – lá novamente. É necessário que se tome cuidado caso você já tenha tomado a vacina antes de vencer o período que dura 10 anos, pois se isso ocorrer o efeito será o contrario, ao invés de imunizar poderá ficar vulnerável a outras doenças, prejudicando a saúde.

Segundo e enfermeira responsável pelo setor de vacinação do posto de saúde de Frederico Westphalen, crianças com mais de 9 meses de idade já estão aptas para receber a vacina. Pessoas que fazem hemodiálise, radioterapia, transplantados, alérgicos a ovo, bem como qualquer pessoa que tenha alguma complicação na saúde deve receber alguns cuidados antes de tomar a vacina, pois o efeito pode ser contrário e agravar a situação.

A enfermeira salienta que pessoas que costumam viajar pelo estado, oriundos de outros estados ou não, devem verificar as suas carteiras de saúde para ver se devem ou não receber a vacina. A conscientização de toda a sociedade é muito importante para que o vírus possa ser eliminado.

Por Ricardo Carlesso

Deixe um comentário

Filed under Saúde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s