Vitiligo: um problema ainda desconhecido

Fonte: Google Imagens

Fonte: Google Imagens

O vitiligo é uma doença não-contagiosa em que ocorre a despigmentação da pele, aparecendo geralmente em forma de manchas brancas. O local afetado fica bastante sensível à luz solar, podendo ocasionar graves queimaduras. Estresse físico, emocional, ansiedade ou fatores genéticos são determinantes no desencadeamento da doença.

As áreas mais afetadas são: punhos, dorso das mãos, dedos, axilas, pescoço, genitália, área ao redor da boca, olhos, cotovelos, joelhos, virilha, antebraço e raramente na palma das mãos e planta dos pés. A doença pode aparecer em qualquer idade, mas são mais comuns entre 10 a 15 anos e 20 a 40 anos.

Dionatan K. da Silva tem o vitiligo na parte externa do pé. Convive com a doença desde os 13 anos e acredita que a maioria das pessoas sofre com vitiligo por causa da aparência estética, já que ele não causa nenhum desconforto físico. Afirma ainda, que no seu caso a doença não traz nenhum problema estético, sabe lidar muito bem com isso.

Um dos casos mais famosos de vitiligo foi do cantor Michael Jackson, que revelou ter a doença nos anos 90. Com quase todo corpo afetado pelas manchas esbranquiçadas, Michael fez a despigmentação total da pele.

O vitiligo não tem cura, apenas tratamento. Pessoas que tem mais de 50% da pele despigmentada é sugerido que façam a despigmentação do restante da pele com áreas normais. Pacientes com menos áreas afetadas podem fazer outros tipos de tratamento para estagnação da doença, tratamentos com corticóides e outros tipos de remédios. Dionatan fez o tratamento com corticóides e outro com uma solução a base de bergamota, que a após aplicação era necessário ir ao sol. Esses tratamentos fizeram com que as manchas não se espalhassem para outras partes do corpo. O tratamento psicológico também é uma alternativa que trás bons resultados.

O uso de protetor solar é imprescindível para que não haja queimaduras e as manchas piorem ainda mais.

Por Bárbara Avrella

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitiligo

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?456

Deixe um comentário

Filed under Saúde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s