Distúrbios alimentares: a luta obsessiva contra a balança

         Ana Reston        

Ter um corpo bonito e magro é o sonho da maioria das mulheres jovens. As capas das revistas, propagandas do jornal e da TV exibem mulheres esbeltas, geralmente bem sucedidas, e acabam criando um modelo para que a sociedade se espelhe.

Na maioria das vezes, o desejo de ser magra acaba virando compulsão, o que ocasiona os “distúrbios alimentares”. Quando isso acontece, os fatores psicológico, familiar, biológico e sociocultural têm um papel fundamental, pois são eles os responsáveis pela mudança no comportamento alimentar das pessoas.

Anorexia é um destes distúrbios, que pode levar a morte de 15% dos pacientes, de acordo com dados divulgados na revista Saúde. A doença é ocasionada pela rejeição à comida. Não satisfeito com o seu corpo, o anorexo continua evitando alimentos, o que pode o levar a morte. Um caso que ficou conhecido em 2007, foi o da modelo paulista Ana Carolina Reston, que morreu aos 21 anos, com 1,72m e 40kg, vítima da doença.

Outro transtorno alimentar é a bulimia, que é a ingestão obsessiva de alimentos, seguida de sua eliminação, ocasionada pelo vômito ou pela toma de laxantes. O assunto veio à público na novela Páginas da Vida, em 2006, onde a adolescente Gisele era vítima da doença.

Segundo o Serviço de Psiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra, esses transtornos afetam principalmente mulheres, sendo somente 10% pacientes homens.
Para tratar os distúrbios alimentares, nutricionistas e psiquiatras devem ser consultados, mas, sobretudo, o apoio da família é fundamental.

Por: Tássia Becker Alexandre

Deixe um comentário

Filed under Saúde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s