Remédios devem deixar as prateleiras

Fonte Mariana Sallowicz / Extra

Fonte Mariana Sallowicz / Extra


Medicamentos de venda livre devem sair do alcance da população

Para tirar a população de armadilhas durante a compra de remédios a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, criou mais uma regra. Os medicamentos vendidos em farmácias não poderão mais ficar ao alcance direto do consumidor. A determinação faz parte de uma resolução publicada no dia 18/08/2009, que criou novas regras para a comercialização de remédios no Brasil.

Os medicamentos a granel e os vendidos apenas com prescrição do médico deverão sair das prateleiras e serem colocados atrás do balcão, onde somente os funcionários do estabelecimento terão livre acesso. Produtos fora da área da saúde, como chiclés, balas, sorvetes, refrigerante, entre outros, estão proibidos.
Em 2007, a Anvisa colocou tais regras em consulta pública. Para a Agência essas novas regras precisavam ser realizadas para tirar a população das estratégias de venda que por ventura poderiam manipular os consumidores.

“ De um lado eu até acho valida essas novas colocações, pois muitas coisas nós compramos com os olhos, de outro, parece que perdemos um pouco da nossa particularidade na escolha”, afirma o agricultor Elionei Primon, ele que sofre de pressão alta e mensalmente passa em farmácias para adquirir seus medicamentos.

As novas normas da Anvisa ainda criam um marco regulatório para a venda de remédios por telefone e internet. Apenas farmácias com lojas abertas ao público poderão oferecer os medicamentos pelo telefone, fax ou internet. Medicamentos de tarja preta estão proibidos de serem vendidos por esses meios.

Os estabelecimentos terão seis meses para se ajustarem as novas regras. Quem não cumprir a norma estará sujeito a multa que varia entre R$ 2 mil e R$ 1 milhão.

Por Ricardo Junior Carlesso

Mais informação sobre as novas regras da Anvisa

1 Comentário

Filed under Saúde

One response to “Remédios devem deixar as prateleiras

  1. Fato maravilhoso nosso atual governador ,que está transformando esta cidade em locais de admiração e funcionamento perfeito ,esse grande rapaz tem a quem puxar, nosso saudoso e querido Tancredo,grande homem e estadista que foi: – vá em frente ! E deixe bem marcado os passos de seus antepassados ,bravo rapaz,motivo de orgulho para todos nós.
    Deixo aqui o meu muito obrigado…
    Sou apenas uma moradora desta linda cidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s