Situação da gripe A em Frederico Westphalen

Nos últimos dias houve uma redução significativa da influenza A em Frederico Westphalen. Isso acontece por que o surto do vírus dura em média 6 semanas, por isso, julho e agosto tiveram a incidência de mais casos.

A gripe A é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus A (H1N1). É transmitida de pessoa em pessoa principalmente por meio da tosse e espirros. Entre os grupos de riscos para complicação da doença estão as gestantes e crianças menores de 2 anos de idade.

Segundo a enfermeira Viviane Cerutti da equipe epidemiológica da secretária de saúde, o município teve várias notificações de suspeita da gripe, dessas tantas, 32 foram encaminhadas amostras para o Laboratório Lacen em Porto Alegre, apenas 8 delas voltaram e 3 foram confirmadas como H1N1. No município nenhuma morte foi confirmada pela nova gripe. Viviane explica ainda que mesmo com a diminuição dos casos, o vírus ainda circula e não se deve relaxar nos cuidados, já que o vírus pode sofrer mutação e se adaptar ao ambiente. Além disso, ela afirma que de cada 10 casos de gripe 8 foram de influenza A.

Para evitar o contágio é necessário lavar bem as mãos com água e sabão, evitar locais com aglomeração de pessoas, ao tossir ou espirrar cobrir a boca e o nariz com um lenço preferencialmente descartável e ter contato com pessoas gripadas.

Por Bárbara Avrella

Deixe um comentário

Filed under Saúde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s