Primavera: época de rinite alérgica para os gaúchos

Fonte: Google Imagens

Fonte: Google Imagens


Basta poeira, fumaça, mofo, certas substâncias químicas e umidade para a rinite alérgica entrar em ação. Para quem sofre da doença, série de espirros pela manhã, nariz obstruído e escorrendo, irritação nos olhos e no nariz, e dor de cabeça são sintomas comuns.

Segundo o CORA, Centro de Orientação em Rinite Alérgica do hospital da USP, uma em cada sete pessoas tem rinite alérgica, podendo ser criança ou adulto.

A estudante Maíra Francischete, que tem rinite alérgica, conta como é difícil lidar com a doença: “Durante a primavera, principalmente, fico muito atacada da rinite, tendo muitos espirros e meus olhos coçam e incham. Acabo não tomando remédios porque muitos deles trazem efeitos colaterais”.

Aqui no sul, onde as estações são bem definidas, é na primavera que a doença se manifesta de forma mais intensa, devido à polinização das flores. Já em outros estados, como São Paulo, onde não há uma clara distinção entre as estações, os sintomas são frequentes o ano inteiro.

A rinite alérgica pode ser transmitida de pai para filho, por uso indevido de medicamentos ou pela respiração de ar poluído sem proteção e, apesar de não ter cura, é possível viver sem os sintomas.

A melhor forma de prevenção é manter-se longe da poeira e de substâncias que causam irritação. Caso os sintomas se manifestem, a dica é procurar um médico que trará as melhores soluções.

Por Tássia Becker Alexandre

1 Comentário

Filed under Saúde

One response to “Primavera: época de rinite alérgica para os gaúchos

  1. Talita

    Parabéns pela reportagem amiga, li tudo, adorei teu texto!!
    É isso ai nossa jornalista de “mão cheia”!!hehehe… mto sucesso amigaa, teu trabalho está ótimo!!beijo grandãoo!! saudadesss!! parabéns dnovo!!! =D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s