Antibiótico e álcool, faz mal mesmo??

antibioticos_X_alccolSim e não, está é a resposta correta.
Uma vez, o mito da ameaça ao consumir álcool durante um tratamento com antibióticos era amplamente difundido. Pois os médicos alertavam de forma sinuosa: Não consuma bebidas alcoólicas! Hoje, as pessoas já estão mais informadas sobre o assunto, mas muitas vezes a dúvida ainda persiste.

Quando ingerimos bebida de álcool, nosso estômago é estimulado a produzir mais ácido clorídrico – causador da incomodativa gastrite – além disso, aumenta os movimentos tanto do estômago como do intestino (causador dos vômitos e diarréias), isso faz com que as substâncias presentes no antibiótico passem mais rapidamente pelo aparelho digestivo, ocorrendo menor absorção. Se o medicamento não é absorvido, estará em menor quantidade no sangue, e por isso não terá a ação desejada. Aí o motivo por os médicos dizerem que o álcool corta o efeito do remédio. Neste caso a resposta para a dúvida seria não, não faz mal.

Por outro lado, o álcool é um agente destruidor do fígado, quando ingerido, entre os vários processos químicos que ocorrem fígado, há a produção de enzimas da família citocromo P-450, que é responsável pela metabolização de vários antibióticos no fígado. Muitos dos antibióticos já são tóxicos para o fígado, imagine se consumido ao mesmo tempo em que o álcool. Os efeitos imediatos podem ser ardência na face, dificuldades respiratórias, náuseas, vômitos, transpiração, queda de pressão, vertigem e visão borrada. Desta forma a resposta seria sim, faz mal sim.

A estudante de Engenharia Florestal, Renata Grunenvaldt, diz:
- Ás vezes, quando estou to tomando antibiótico, bebo igual. Porque pelo que eu sei não faz mal, só corta o efeito do remédio. Então dependendo da situação, se tiver uma festa e tal, eu bebo mesmo assim.
Vale destacar que o consumo excessivo do álcool aumenta as possibilidades de efeitos colaterais quando usamos antibióticos, por isso a necessidade de não exagerar nunca.

Por Daniela Tondolo

Informações do Site do Projeto Ockham

About these ads

6 Comentários

Filed under Saúde

6 responses to “Antibiótico e álcool, faz mal mesmo??

  1. Excelentes informações, elas, com certeza, serão lembradas com extrema importância no momento de beber ou não, durante o processo de tratamento.
    Um paradigma acabou de ser quebrado aqui!!
    Muito bom!

  2. Lucas

    Muito bom mesmo! valeu pelas dicas!

  3. giovanna

    tomei antibiotico astro ontem,e hoje as onze e meia da manha…Porem amanha,terei uma festa de noite..se eu nao tomar mais nada até lá,sera que posso beber um pouco? Obrigada

  4. O alcool e cura de todos os males melhor so gasolina para acabar a doenca nao esquecer da faisca pode ser de vela.
    bom carnaval…

  5. EU TOMEI DURANTE 7 DIAS UM ANTIBIÓTICO AS CINCO DA MANHA E A S CINCO DA TARDE (ciplofloxacino 500mg) e quando chegava a noite eu bebia 3 cervejas e obtive melhoras, mas meses depois voltou a infecção urinaria(prostatite) se eu continuar bebendo e tomar mais do que 7 dias o resultado é melhor? abragedço aquem me orientar

    • Diogo

      Ola Paulo Henrique. Eu sou um mero sextoanista em Medicina, mas posso orienta-lo quanto a algumas questoes basicas a respeito do uso de seu antibiotico. Beber por mais dias seu antibiotico nao melhora o efeito dele, as doses de uso ja sao as doses com os melhores resultados para a sua infeccao. Infeccao urinaria repetidas vezes em homem necessita investigacao da causa, pois nao sao comuns em homem. Converse sobre isso com o seu medico.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s